USP oferece cursos gratuitos de diferentes áreas das ciências humanas

A “Summer” School acontece em entre janeiro e fevereiro de 2018, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

19/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2017 as 17:26
Curso irá abordar a representação do povo migrante na mídia. Foto: Ggia via Wikimedia Commons – CC

.
Estarão abertas pelo Sistema Apolo, de 21 de dezembro até 4 de janeiro, as inscrições para a primeira edição da Summer School da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, organizado pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Unidade.

O Summer School será realizado de 8 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018. São oferecidos 20 cursos de curta duração relacionados às Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras e áreas interdisciplinares.  As atividades são voltadas para alunos de graduação e pós-graduação, professores, funcionários e, também, ao público em geral que deseja aprofundar seus conhecimentos em assuntos na área de humanidades.

Os cursos serão ministrados por docentes de várias universidades estrangeiras que possuem convênios acadêmicos com a FFLCH, em diferentes idiomas: espanhol, inglês e português. Os conteúdos são sobre pesquisas recentes que estão sendo desenvolvidas pelos professores convidados em suas universidades.

Em  A política externa do Governo Lula: soft power, hard power e smart power, entre outros temas, a professora Marianne Louise Wiesebron irá abordar as relações do Brasil com países africanos de língua portuguesa e com países emergentes, com foco na cooperação entre os BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A representação de migrantes na mídia será discutida em  Media and migration. The representation of migrant people in the European news and cinema

Ampliar a internacionalização

O presidente da CCInt da FFLCH, Vladimir Pinheiro Safatle, ressalta que a realização da Summer School é uma iniciativa fundamental para a Faculdade, que tem o objetivo central de aproximar as universidades conveniadas dos estudantes, aprimorando o processo de internacionalização.

Safatle explica que, até o momento, este processo na FFLCH é muito voltado à mobilidade de estudantes e rede de pesquisas.

“Queremos ampliar este processo de internacionalização através de um campus comum, fortalecendo a visibilidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no exterior, para que os alunos possam focar nos interesses acadêmicos que podem estudar em um futuro intercâmbio”, destaca o professor.

Inscrições

Gratuitas, as inscrições acontecerão on-line, pelo Sistema Apolo, de 21 de dezembro de 2017, a partir das 09:00, até o dia 4 de janeiro de 2018.

Maiores informações podem ser encontradas no link: http://sce.fflch.usp.br/node/2511 e pelo telefone (11) 3091-4645.

Com informações do Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Atualizado em 20/12/2017 às 17h32