USP Lectures discute criminalidade urbana e políticas de segurança

Métodos de pesquisa em estudos sobre violência e dinâmicas de mercados ilegais serão debatidos por Gabriel Feltran

06/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 13:36
Estudos sobre violência urbana têm passado por transformações importantes nos últimos anos – Foto: Soldado Meizon / Fotos Públicas

.
A USP recebe, no dia 21 de novembro, às 14 horas, Gabriel de Santis Feltran, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O palestrante se apresentará na Sala do Antigo Conselho Universitário, no Prédio da Administração Central. A discussão terá como base sua pesquisa O método etnográfico nos estudos sobre violência e criminalidade: resultados obtidos e perspectivas.

Há uma década os estudos sobre violência e criminalidade em São Paulo têm se transformado de modo importante. Estudos revelaram a expansão capilar do Primeiro Comando da Capital (PCC) nos cotidianos de prisões e periferias, bem como sua influência na redução de 76% dos homicídios de jovens no Estado, entre 2000 e 2010, associada à ampliação de todas as demais taxas de criminalidade. A partir desses achados sistêmicos, iniciou-se processo mais amplo de compreensão das dinâmicas da violência associada a mercados ilegais hoje transnacionais (drogas, armas, veículos), e os modos como o “mundo do crime” instrumentaliza as políticas de segurança pública em sua expansão.

A palestra integra a série USP Lectures, programa que nasceu em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais para diferentes públicos, especializados ou não. Os eventos prestam homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

Gabriel Feltran, autor de Fronteiras de Tensão: Política e Violência nas Periferias de São Paulo, atualmente pesquisa as dinâmicas sociais, políticas e de mercado nas periferias urbanas, a partir da perspectiva de grupos marginalizados e do “mundo do crime” em São Paulo. É, também, coordenador do NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas, que integra os projetos As margens da cidade, A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea e State Paradoxes.

O endereço é Rua da Praça do Relógio, 109 Térreo, Prédio da Administração Central, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://prp.usp.br/usp-lectures-e-usp-nobel-lectures

Atualizado em 08/11/17 às 16:00 (modificação do local do evento)