USP e Unifesp lançam centro de pesquisa em políticas de esporte e lazer

A proposta do centro é criar polos de pesquisas para geração de políticas públicas em esporte e lazer e estimular o desenvolvimento de regiões como a Baixada Santista e a zona leste de São Paulo

16/12/2016 - Publicado há 7 anos
Professor Ricardo Uvinha falou sobre os legados dos megaeventos esportivos no Brasil

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançaram o Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer.

O centro tem como objetivo geral criar, estruturar e desenvolver junto a instituições em regiões emergentes de São Paulo (Unifesp Baixada Santista e EACH) polos inéditos de pesquisas com vistas à qualificação das políticas públicas de esporte e lazer frente à demanda por conhecimento científico socialmente referenciado e sua divulgação, tanto no âmbito comunitário quanto acadêmico.

Além disso, a iniciativa busca fomentar a inovação e o desenvolvimento regional, promovendo uma análise ampliada das políticas públicas de esporte e lazer e suas repercussões no contexto dos megaeventos esportivos, especialmente no Estado de São Paulo.

Evento contou com a presença da professora Maria Cristina e do professor Luciano Araújo

“Podemos dizer que a perspectiva é de maximizar o potencial de desenvolvimento acadêmico-científico da região, atendendo demandas de investigações científicas, assim como a reflexão sobre o desenvolvimento de políticas de esporte e lazer qualificadas e socialmente referenciadas”, explica o professor da EACH Ricardo Ricci Uvinha, líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (Giel) da USP. Ele atuará como coordenador do Centro de Pesquisa ao lado da professora Nara Rejane Cruz de Oliveira, docente da Unifesp.

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer faz parte da Rede Cedes (Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer) do Ministério do Esporte. A rede foi implantada como ação programática do Ministério e é gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

O evento de lançamento foi realizado em novembro, no auditório da Reitoria da Unifesp, em São Paulo, e contou com a presença da diretora da EACH, professora Maria Cristina Motta de Toledo, e do suplente da presidência da Comissão de Pesquisa, professor Luciano Araújo, além do professor Ricardo Ricci Uvinha.