“Saúde e Sociedade” traz artigo sobre contracepção de emergência

Revista de Saúde Pública publica estudo que trata da posição de farmacêuticos e balconistas sobre a contracepção de emergência, entre outros trabalhos

 23/02/2018 - Publicado há 6 anos

A revista Saúde e Sociedade publica mais um número inédito (volume 26, número 4, 2017). O periódico visa à divulgação de trabalhos científicos das diferentes áreas do conhecimento sobre práticas de saúde, focando no desenvolvimento interdisciplinar do campo da saúde pública.

Esta edição traz o artigo A contribuição do pensamento da saúde coletiva à economia política da saúde, dos pesquisadores Áquilas Mendes, Aurea Maria Zöllner Ianni, Maria Cristina da Costa Marques, Mariana Jansen Ferreira e Thiago Henrique dos Santos Silva. A matéria resgata o pensamento crítico da economia política no campo de discussão da saúde coletiva, visando compreender suas contribuições teóricas e problematizá-las no contexto do capitalismo contemporâneo, principalmente para evidenciar as limitações da implantação da saúde pública universal pela perspectiva do Estado e da visão predominante no seu interior, com redução de direitos sociais.

Em Gestão da água e saneamento básico: reflexões sobre a participação social, da professora doutora Cezarina Maria Nobre Souza, o objetivo é a participação social na gestão dos recursos hídricos no Brasil e pretensão em contribuir para o aperfeiçoamento da governança desses recursos no país. Já em O atendimento farmacêutico às consumidoras da contracepção de emergência, da doutora em Saúde Coletiva Elaine Reis Brandão, o foco é abordar alguns resultados da pesquisa Uma investigação socioantropológica no âmbito das farmácias: posição de farmacêuticos e balconistas sobre a contracepção de emergência, uma pesquisa mais ampla, realizada entre 2012 e 2014, com o objetivo de conhecer as concepções e práticas dos farmacêuticos e balconistas sobre a comercialização da contracepção de emergência no país.

Para obter a revista na íntegra, acesse o Portal de Revistas USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.