Revista “ExtraPrensa” lança nova edição com foco em comunicação e cultura

Periódico do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação traz reflexões sobre práticas culturais, mídia e cidadania

22/02/2018 - Publicado há 6 anos
A cineasta peruana Nora de Izcue, que tem as protagonistas femininas de seus filmes como tema de artigo na revista – Foto: Cinémas d’Amérique Latine

A revista ExtraPrensa acaba de lançar seu mais novo número (volume 11, número 1, 2017). Com o objetivo de publicar a produção científica sobre a área de cultura e comunicação no Brasil e América Latina, o periódico abrange temas que vão desde diversidade cultural à metodologia de pesquisa.

Os tópicos desta edição buscam apresentar novos caminhos para o conhecimento e o pensamento crítico através de reflexões variadas. Além dos artigos, há uma resenha que trata do racismo no mundo empresarial e uma entrevista com o diretor da biblioteca do Instituto Nacional do Cinema e Audiovisual da Argentina.

Capa da revistaNeste número está presente o texto A construção do sentido de comunitário em uma rádio militante, de Ricardo Gonçalves Severo, professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nele são analisadas as características da RádioCom, rádio comunitária do interior do Rio Grande do Sul, considerando o contexto no qual ela foi fundada. Já o trabalho O “quinto poder” exerce poder de fato? Relações entre um observatório de mídia e seu público, de Carla Rizzotto, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objeto de estudo o blog Escreva Lola Escreva, que foca na alfabetização midiática de seus leitores.

A edição traz ainda o artigo A expansão do fotojornalismo, de Atílio Avancini, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O texto busca expor a discussão sobre a ética na Comunicação Social dando um enfoque maior para o Fotojornalismo.

Para obter acesso à revista na integra acesse o Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail  extraprensa@usp.br