Revista discute questão do ensino privado no Brasil e na Argentina

Artigos contribuem para a compreensão da dinâmica desse ensino, pouco estudado em ambos os países

29/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/12/2017 as 9:45
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Acaba de ser publicada a nova edição da revista Educação e Pesquisa (volume 43, número 4, 2017), da Faculdade de Educação (FE) da USP. Os textos resultam de um convênio entre Brasil e Argentina a partir do projeto Estudios sobre la configuración de la educación pública y privada en Argentina y Brasil.

Em A educação privada na Argentina e no Brasil, os autores traçam a organização dos sistemas de ensino desses países, desde o século 19. A partir disso, demonstram como a sua expansão contribui para as desigualdades educacionais. A escolha de pais por determinadas escolas privadas é questionada no artigo La educación privada y las experiencias formativas de la clase alta en la Argentina.

Além da educação básica, o periódico também apresenta artigos sobre o ensino superior, como em Expansão da temática relações raciais no banco de dados de teses e dissertações da Capes, que traz um levantamento sobre a evolução da temática racial em produções acadêmicas entre 1987 e 2011.

Para ler a revista Educação e Pesquisa na íntegra, acesse o Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail revedu@usp.br