Projetos residenciais raros de Vilanova Artigas são tema de livro

Pesquisadores analisaram projetos não construídos de arquiteto que projetou o estádio Morumbi e o prédio da FAU

 09/11/2017 - Publicado há 6 anos

Publicado pela Editora Annablume, o livro Vilanova Artigas. Projetos residenciais não construídos traz novas análises e visões sobre o trabalho do arquiteto paulista João Batista Vilanova Artigas.

São 32 projetos residenciais não construídos feitos entre os anos de 1945 e 1981 e redesenhados por pesquisadores para uma melhor interpretação da planta, corte e elevação dos projetos de Artigas.

O material original estava disponível na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e foi estudado por Ana Tagliari, doutora pela FAU, Wilson Florio, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rafael Perrone, professor da FAU.

“[A pesquisa] Não foi a busca de uma fórmula ou padrão, como muitos desejam identificar, mas a busca incessante de novas e adequadas proposições que marcaram a poética espacial de Vilanova Artigas”, explica Perrone.

Para a construção do livro, também foram feitas maquetes para observar a espacialidade de cada projeto. Segundo os pesquisadores, Artigas buscava a conversa entre os espaços e o favorecimento das relações e convívio humanos.

Vilanova Artigas é um representante do movimento arquitetônico Escola Paulista e entre seus principais trabalhos estão os projetos do Estádio Morumbi e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

 

Mais informações: e-mail anatagliari@hotmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.