Professor da USP fala sobre combate à corrupção em evento internacional

Em congresso no Chile, docente da Faculdade de Direito falará de operações que investigam esquemas de corrupção e de lavagem de dinheiro

 20/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/10/2016 as 12:39

20161020-cladDe 8 a 11 de novembro acontecerá o 21o Congresso Internacional sobre Reforma do Estado e a Administração Pública, promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) e pelo governo do Chile. O evento, que será realizado em Santigo, no Chile, contará com a participação de Gustavo Justino de Oliveira, da Faculdade de Direito (FD) da USP.

Justino de Oliveira, que é professor do primeiro curso acadêmico no Brasil sobre corrupção, irá abordar o tema: “O governo aberto e o combate à corrupção como problema de ação coletiva no Brasil: experiências de cooperação e de colaboração interinstitucionais nos níveis local, nacional e internacional”. O debate será sobre ações como a Lava Jato, uma força-tarefa integrada por diversos órgãos federais e liderada pelo Poder Judiciário, que investiga um esquema de corrupção e de lavagem de dinheiro do Brasil, com prejuízos aos cofres públicos.

De acordo com Justino de Oliveira, as operações policiais focadas no combate à corrupção foram decisivas para revelar o caráter sistêmico e endêmico da corrupção política e administrativa no País e desafiam a opinião pública a pressionar todos os poderes e níveis do governo por soluções mais estruturadas e efetivas para a prevenção e o combate à corrupção.

A partir da dupla compreensão da corrupção como wicked problem e problema de ação coletiva e em um contexto de governo aberto, o painel que professor Justino de Oliveira vai coordenar explorará e analisará as experiências atuais de cooperação e de colaboração interinstitucionais (local, nacional e internacional) empreendidas pelo Brasil como estratégias contra a corrupção.

Congresso

O Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) é realizado anualmente e tornou-se o encontro mais importante da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas sobre Reforma do Estado e da Administração Pública. O evento reúne ministros e secretários de Estado responsáveis pelas políticas públicas, bem como parlamentares, pesquisadores, acadêmicos, instituições especializadas, consultores, funcionários do governo e líderes sindicais.

O principal objetivo é promover o intercâmbio de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as dimensões do processo de renovação da reforma do Estado e modernização da administração e da gestão dos assuntos públicos nos países da América Latina e do Caribe, bem como de outros países com experiências relevantes para contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema.

Serviço
21o Congreso Internacional del Clad sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública
Dia de evento: 8 a 11 de novembro de 2016
Local: Chile
Data de apresentação do painel: 10/11/2016
Horário: 17h15

Mais informações: site http://www.clad.org/congresos/xxi-congreso


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.