Obra de Max Horkheimer é tema de “Cadernos de Filosofia Alemã”

Revista traz confluências com outros autores e análises de conceitos e questões internas à sua filosofia

 05/10/2017 - Publicado há 6 anos

A revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, publicação semestral do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar sua nova edição (volume 22, número 2, 2017).

Dedicada especialmente à obra de Max Horkheimer, a edição apresenta um dossiê com oito artigos sobre o trabalho do filósofo. Dentre eles, estão Genealogia e historicismo crítico: dois modelos de Esclarecimento nos escritos de Horkheimer e Adorno; O tema da razão em Horkheimer e Schopenhauer; Razão, filosofia e formação em Max Horkheimer; e “Para além do Princípio de Gênero”: Horkheimer e Adorno sobre o Problema de Gênero e Identificação.

Os artigos são resultados das apresentações e debates ocorridos durante o Colóquio Internacional Max Horkheimer e a Teoria Crítica – o evento foi realizado na USP em setembro de 2016 -, e abarcam pontos de contato de Horkheimer com outros autores, análises de conceitos e questões internas à sua filosofia e leituras que têm em vista temas contemporâneos.

O volume pode ser conferido na íntegra no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail filosofiaalema@usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.