Livro resgata a história do futebol paulista

A obra trabalha, a partir da análise da evolução do esporte, o fascínio causado nas pessoas pelo futebol

 24/11/2017 - Publicado há 6 anos

Os Caminhos da Bola Pelas Estradas de São Paulo, livro escrito por Marco Bettine de Almeida, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, foi lançado no Portal de Livros Abertos da USP e está disponível para leitura.

O livro convida o leitor para caminhar por um período específico da história de São Paulo, buscando jogos de futebol na intenção de observar sua construção, os agentes envolvidos e a evolução do esporte no tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos clubes de futebol no Estado de São Paulo no final do século 19 até meados do século 20. A obra discute os contornos históricos do surgimento dos clubes de futebol e o processo de disseminação da modalidade pelos meios de transporte. Trata-se, segundo leitura de Boris Fausto, de buscar interpretar esse fascínio, excitação, obsessão, ilusão que o futebol ritualiza, por meio das palavras.

O livro pode ser acessado pelo Portal de Livros Abertos da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.