Livro busca construir uma ponte para o jornalismo latino-americano

Produzida por estudantes de graduação, obra traz perfis, entrevistas com correspondentes e até crônicas

27/07/2017 - Publicado há 7 anos

Acaba de ser publicada no portal de livros da USP a obra Jornalismo em Gêneros, volume 3: Jornalismo na América Latina, organizada pelo professor Alexandre Barbosa.

Trata-se de uma publicação escrita a muitas mãos, dezenas na verdade, uma vez que o livro é elaborado em conjunto pelos alunos da disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo, ministrada por Barbosa.

Inspirada pelos 50 anos da publicação de Cem Anos de Solidão, do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, e pela tentativa de se erguer pontes entre os cenários e produções jornalísticas da América Latina, a obra se propõe a ser um mapeamento do jornalismo no continente através do olhar de profissionais de diferentes países que atuam como correspondentes no Brasil.

Entrevistas, relatos, crônicas

Natalia Ramos Miranda, do Chile; Pablo Giuliano e Carlos Turdera, da Argentina; Waldheim Montoya, da Colômbia; e Verónica Goyzueta, do Peru, foram entrevistados pelos alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP ao longo da disciplina cursada no primeiro semestre de 2017.

Buscando reunir os diversos gêneros textuais do trabalho jornalístico, o livro traz perfis e entrevistas com cada um dos periodistas (termo espanhol para jornalistas), onde se oferecem leituras sobre o cenário jornalístico em seus países em comparação com o Brasil, reflexões sobre sua atuação como correspondentes e a incontornável condição de estrangeiros e contam-se boas histórias da profissão.

Há ainda uma seção de crônicas realizadas pelos alunos, inspiradas nos eixos temáticos do curso: a celebração da obra de García Márquez, a viagem pelo jornalismo na América Latina e o próprio exercício multifacetado da profissão.

Concebido ao longo de um semestre, Jornalismo em Gêneros – volume 3 soma-se a uma coleção que busca integrar aprendizado teórico e exercício prático em produções que, tal como qualquer jornal, querem encontrar mais leitores do que apenas as pessoas que as realizam.

Mais informações: e-mail prof.alexandrebarbosa@gmail.com, com o professor Alexandre Barbosa