“Ler Althusser Hoje” propõe abordagem multidisciplinar do pensador

Temas em análise do discurso, psicanálise e ciências humanas são discutidos a partir da perspectiva do filósofo

15/08/2017 - Publicado há 7 anos

A obra do filósofo Louis Althusser ganha novos olhares com a publicação de  Ler Althusser Hoje pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar). Organizado por Lucília Maria Abrahão e Sousa, professora livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Dantielli Assumpção Garcia, pós-doutoranda da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), o livro aborda aspectos variados da produção do autor do célebre ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado.

Os artigos que compõem a obra organizam-se ao redor de três eixos temáticos: análise de discurso, contribuições à psicanálise e Althusser nas ciências humanas. Ao final, há um dossiê sobre o autor a partir da perspectiva de uma “uma observadora da linguagem”, Irene Fenoglio, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da École Normale Superière de Paris.

Os textos não apenas discutem relações entre a obra do pensador franco-argelino e outros autores como Marx, Pêcheux, Foucault e Lacan; produções culturais diversas também são abordadas através de das ideias de Althusser, como as narrativas poéticas no catálogo do Museu da Língua, a manifestação da ideologia e de aparelhos ideológicos de Estado no filme polonês Ida ou mesmo a questão do erotismo e do discurso entre os filmes Cinquenta Tons de Cinza e Ninfomaníaca.

Louis Althusser, morto em 1990, alcançaria notoriedade internacional, em especial ao longo da década de 1960, com suas interpretações inovadoras do pensamento de Karl Marx presentes em obras como A Favor de Marx e Ler o Capital. Nos últimos anos o interesse pelo filósofo tem se renovado, inclusive pela publicação de escritos inéditos tardios onde o autor desenvolve a ideia de um “materialismo do encontro”.

O livro pode ser adquirido no site da editora.