História, estética da arte e processo criativo estão em nova edição de Ars

Periódico é produzido pelos alunos de pós-graduação de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

Foto: capa de Nuno Ramos/ reprodução

A revista Ars (São Paulo) acaba de apresentar seu último número (volume 15, número 31, 2017). O periódico quadrimestral tem como objetivo o debate sobre a arte, ultrapassando os muros entre o mundo acadêmico e a sociedade como um todo, em busca do equilíbrio da arte teórica e prática.

Entre os artigos publicados na edição, está o de André Luís Castilho Pitol, denominado “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos. O artigo faz uma análise dos ensaios fotográficos do fotógrafo, que também foi engenheiro, professor e crítico de arte, Alair Gomes nas décadas de 1970 e 1980 em território estadunidense. Dalila Camargo Martins  analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), procurando mostrar como, ao tratar de modos de produção artística, no filme do novo cinema alemão desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach. Destaca-se também o texto de Rachel Vallego, que analisa A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970.

Tenha acesso ao periódico na íntegra no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail  ars@usp.br