Evento levanta debate sobre polarização de opiniões e intolerância

Série “Strategic Workshops” traz pesquisadores para refletir sobre momento de polarização que torna inviável diálogo

 30/11/2017 - Publicado há 6 anos
Diálogo e empatia devem ser estimulados de modo a superar a tendência dos indivíduos à intolerância

A USP sediará, no dia 4 de dezembro, mais uma edição do Strategic Workshops. O tema da vez é Pluralidade e ambiguidades da Condição Humana. O evento tem como objetivo discutir sobre a polarização de opiniões que marca nossa atualidade e que, muitas vezes, torna inviável o diálogo ou, até mesmo, dispensável. Reforçada, em larga medida, pela onipresença das redes sociais, a tendência ao maniqueísmo isola pessoas e ideias em campos opostos e forja a percepção de que a “verdade” está forçosamente em um deles.

O evento, organizado por professores da USP e da Unifesp, parte da ideia de que a universidade é lugar privilegiado para a superação desse dogmatismo, e por isso, propõe uma série de reflexões sobre as ambiguidades humanas. A partir da releitura de obras clássicas da literatura, da sociologia e da filosofia, é colocado em relevo a complexidade do ser humano, a qual implica impasses e contradições, que não se enquadram em definições estabelecidas. Por isso, se sugere a retomada do diálogo e a recuperação da empatia – elementos que agregam pessoas e ideias e que podem viabilizar sínteses agregadoras e efetivamente produtivas.

O evento começa às 9h30, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA), no Prédio da Administração Central. A entrada é gratuita e requer inscrição prévia, que pode ser feita através deste link.

A programação completa e demais informações podem ser acessadas pelo site do IEA.

Mais informações: e-mail


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.