Prêmio Gutierrez de Teses em matemática revela vencedores

Melhor doutorado em matemática defendido em 2016 receberá premiação em cerimônia no dia 28 de agosto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Felipe Ferreira Gonçalvez é o ganhador do Prêmio – Foto: arquivo pessoal

Duas teses de doutorado em matemática serão reconhecidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no dia 28 de agosto, durante a cerimônia do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2017. Este ano, o prêmio será entregue a Felipe Ferreira Gonçalves por sua tese Extremal Problems, Reconstruction Formulas and Approximations of Gaussian Kernel.

Nascido no Rio de Janeiro, Felipe formou-se Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010, concluiu o mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2012 e o doutorado em 2016, na mesma instituição, sob a orientação do professor Emanuel Carneiro. Atualmente, é professor assistente na University of Alberta, em Edmonton, Canadá.
Além disso, a tese intitulada Decomposição de Grafos em Caminhos, de Fábio Happ Botler, receberá menção honrosa na cerimônia, que acontecerá às 14 horas, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC, em evento aberto ao público. Fábio nasceu na cidade de Recife, em Pernambuco, onde se formou em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 e concluiu o mestrado em 2011 na mesma instituição. Já o doutorado foi defendido em 2016 no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, sob orientação da professora Yoshiko Wakabayashi. Atualmente, Fábio é pesquisador na Universidad de Chile.
Fábio Happ Botler receberá menção honrosa por sua tese – Foto: arquivo pessoal

Sobre o prêmio

Apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e concedido anualmente, o Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). O objetivo é reconhecer a melhor tese defendida e aprovada na área de matemática no Brasil, no ano anterior ao ano da premiação, considerando os quesitos originalidade e qualidade.
Gutierrez chegou ao Brasil em 1969 para estudar no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o Impa, ele atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.
Da Assessoria de Comunicação do ICMC
Mais informações: site http://icmc.usp.br/e/3cb27
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados