Palestra apresenta técnica que permite interface entre física e biologia na pesquisa científica

José Luiz Lopes, do Instituto de Física, ministrará uma palestra sobre as aplicações do dicroísmo circular com radiação síncroton no dia 21, às 13 horas

11/10/2016 - Publicado há 7 anos

No dia 21 de outubro, às 13 horas, na sala 201, ala 1, do bloco didático do Instituto de Física (IF) da USP, o professor José Luiz Lopes, do Departamento de Física Aplicada, ministrará uma palestra sobre as “Aplicações do Dicroísmo circular com Radiação Síncroton”. A técnica, ao usar conceitos de física para analisar fenômenos biológicos, contribui para aumentar a interface entre as duas áreas, e também com a química, na pesquisa científica.

As pesquisas realizadas pelo grupo do professor Lopes estão centrados no uso da radiação eletromagnética (técnicas espectroscópicas) para análise de proteínas que apresentam interesse biológico relevante. Para esse estudo estrutural de proteínas e peptídeos intrinsecamente desordenados e suas interações com outras biomoléculas e modelos de membrana, os pesquisadores do IF utilizam técnicas de espectroscopias de dicroísmo circular (convencional e com radiação síncrotron), que serão apresentadas na palestra.

“A técnica pode auxiliar na caracterização de diferentes sistemas biológicos, tais como algumas moléculas envolvidas no aparecimento de doenças, ou que apresentem interesse econômico para aplicações na agricultura ou em indústrias alimentícias”, aponta o professor. A interface entre pesquisas físicas, químicas e biológicas também é demonstrada no Prêmio Nobel de Física deste ano, concedido aos cientistas David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz, dos Estados Unidos, pelo uso de métodos matemáticos oriundos da topologia para descrever e entender os diversos estados da matéria existentes na natureza.

O evento é gratuito e acontece na sala 201, da Ala 1, do bloco didático do IF, com capacidade para 50 pessoas. O endereço é Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-6931/ 3091-6650; e-mail secfge@if.usp.br