Evento promove troca de experiências para redução do efeito estufa

Workshop reunirá academia, governo e organizações para discutir cenários no setor de energia e emissões de gases

 27/01/2017 - Publicado há 7 anos
Ônibus movido a biometano -Foto: Divulgação/Itaipu
Simulações permitem saber, por exemplo, o que ocorreria se frota a diesel fosse trocada por movida por gás natural – Foto: Divulgação/Itaipu

No próximo dia 30 de janeiro, o Centro de Pesquisa em Inovação em Gás (RCGI, na sigla em inglês para Research Centre for Gas Innovation), parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a multinacional petrolífera Shell, realiza um workshop sobre modelagem e simulação de cenários de emissões de gases de efeito estufa no setor de energia brasileiro. O evento, para o qual as inscrições são gratuitas e já estão abertas, será sediado no anfiteatro do prédio de Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP, e tem a proposta de reunir representantes da academia, governo, setor privado e organizações não governamentais para otimizar a troca de conhecimento na área.

O RCGI é um centro de excelência em pesquisa sobre gás natural, financiado pela Fapesp e pela Shell. Entre os 29 projetos desenvolvidos pelo centro, um deles (Brazilian Greenhouse Gas Inventory and Scenarios for Emission Reductions Related to Natural Gas, ou projeto 23) é focado na modelagem e simulação de emissões com diversas fontes de energia, em especial o gás natural. São simulações que possibilitam antever, por exemplo, o que ocorreria se todos os ônibus a diesel fossem trocados por uma frota movida por gás natural.

“O Brasil assumiu, na última Conferência do Clima, em Paris, compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, e em 43% até 2030. Diante desse desafio, é fundamental traçar cenários confiáveis que possam ser usados como parâmetros na formulação de políticas públicas”, destaca Ricardo Esparta, um dos coordenadores do projeto 23 no RCGI. “O workshop será uma grande oportunidade de melhorar o intercâmbio entre as instituições que têm interesse no tema”, acrescenta.

Para isso, foram convidadas a University College Cork, da Irlanda, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Secretaria de Minas e Energia de São Paulo, a Shell, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e ONGs como o Observatório do Clima e o World Resources Institute (WRI). O professor Esparta deve sugerir aos participantes a assinatura de um protocolo de troca de experiências entre os diversos grupos presentes.

20170127-simulador_energia
Modelagem de cenários – Foto: Divulgação ETSAP/IEA

O evento contará com palestras de sete especialistas do Brasil e do exterior. Uma delas será com o professor Brian Ó Gallachóir, da University College Cork, que é presidente da Energy Technology Systems Analysis, da International Energy Agency (ETSAP/IEA). A metodologia da ETSAP/IEA lidera o rol de soluções mundiais com fonte aberta para modelagem de cenários. Seu programa de colaboração conta com 18 países membros, a Comissão Europeia e mais duas empresas patrocinadoras.

“O projeto 23 passará a usar uma das ferramentas dessa agência, a plataforma Veda-Times, que tem a vantagem de ser um software utilizado em diversos projetos que trabalham com modelagem no mundo todo e de possibilitar a resolução de dúvidas em rede pela comunidade usuária, o que é muito dinâmico”, conta Esparta. “Entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, será realizado um treinamento fechado, com 25 participantes, sobre o uso dessa plataforma”, acrescenta.

O workshop será realizado no dia 30 de janeiro, das 9 horas às 17 horas, no anfiteatro do prédio de Engenharia Mecânica e Naval da Poli. Inscrições e programação completa no site da instituição.

Mais informações: e-mail esparta@iee.usp.br, site http://www.rcgi.poli.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.