Encontro internacional de álgebra homenageia professor Aron Simis

Evento comemora o 75º aniversário de emérito da UFPE e professor visitante na USP em São Carlos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
O matemático Aron Simis – Foto: Divulgação/Ascom UFPE

.
Considerado pela comunidade científica um dos principais pesquisadores brasileiros da área de álgebra, o professor Aron Simis será homenageado durante a primeira edição do Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas. O evento acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 17 a 21 de julho.

“A álgebra comutativa é uma área rica em aplicações dentro da matemática, sendo utilizada, por exemplo, para resolver problemas relacionados a sistemas dinâmicos, geometria analítica, topologia e teoria de singularidades”, destaca o professor Victor Jorge Pérez, do ICMC, um dos coordenadores do evento. “No entanto, no Brasil, existem poucos pesquisadores, grupos de pesquisa e eventos relacionados a esse campo do conhecimento”, acrescenta Pérez.

Por isso, um dos objetivos do encontro é contribuir para a formação de jovens pesquisadores do Brasil e da América Latina, criando uma atmosfera oportuna de cooperação. Nos cinco dias do evento, serão realizadas 15 palestras plenárias no total, uma sessão de pôsteres e três minicursos: Rees Algebras: criteria for Cohen-macaulayness and integral dependence, ministrado por Bernd Ulrich, da Universidade de Purdue, dos Estados Unidos; Defining equations of blowup algebras, ministrado por Claudia Polini, da Universidade de Notre Dame, também dos Estados Unidos; e Aspects of homological and combinatorial commutative algebra, ministrado por Jürgen Herzog, da Universidade de Duisburg-Essen, da Alemanha.

As inscrições para o evento podem ser realizadas até dia 17 de julho ou enquanto houver vagas por meio do formulário eletrônico . As taxas variam de R$ 170 (estudantes brasileiros) a R$ 570 (pesquisadores de instituições estrangeiras).

.

.
O homenageado

Um dos grandes expoentes da álgebra comutativa no Brasil e no mundo, o professor Aron Simis é autor de mais de 10 livros/notas de seminário e de cerca de 100 artigos científicos publicados em revistas reconhecidas internacionalmente. Orientou 20 alunos de mestrado e doutorado, além de vários bolsistas de pós-doutorado ao longo de sua carreira, que se iniciou em 1963, quando concluiu a graduação em matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Simis obteve seu mestrado (1969) e doutorado (1972) em matemática na Queen’s University, no Canadá. É professor aposentado emérito da UFPE, onde exerce atividades continuadas junto à pós-graduação do departamento de Matemática e, atualmente, é professor visitante no ICMC. Ele também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento. “O encontro que realizaremos é uma oportunidade ímpar de reconhecer os esforços acadêmicos do professor Aron em prol da matemática brasileira”, ressalta Pérez.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e do departamento de Ciências Matemáticas da universidade italiana Politecnico di Torino.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados