Trabalho sobre prótese de orelha média recebe prêmio na Europa

Otorrinolaringologia do HRAC/Centrinho-USP recebe prêmio de melhor trabalho clínico de academia europeia

 20/02/2017 - Publicado há 7 anos
Professor Rubens ao centro, durante premiação Foto: Arquivo pessoal
Professor Rubens Vuono de Brito Neto (ao centro), durante premiação – Foto: Arquivo pessoal

Um estudo desenvolvido pela equipe de Otorrinolaringologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, foi premiado como melhor trabalho clínico de 2016 no Congresso da Academia Europeia de Otologia e Neuro-Otologia (Eaono, na sigla em inglês), realizado de 18 a 21 de janeiro em Izmir, na Turquia.

Intitulado Prótese de orelha média para anomalias congênitas de orelha, o trabalho é de autoria do professor Rubens Vuono de Brito Neto, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, e coordenador da Residência Médica em Otorrinolaringologia do HRAC/Centrinho. São coautores Eduardo Boaventura Oliveira, José Carlos Jorge e Luiz Fernando Manzoni Lourençone, médicos otorrinolaringologistas do HRAC/Centrinho, e Luzia Maria Pozzobom Ventura, fonoaudióloga do hospital.

“O prêmio é um importante reconhecimento internacional do trabalho pioneiro realizado no HRAC para a reabilitação da audição em pacientes com malformações de orelha com próteses ativas implantadas”, destaca o professor Brito Neto.

O professor explica que a técnica cirúrgica realizada é inédita e foi descrita no trabalho premiado. A técnica também é objeto de estudo da tese de doutorado em Otorrinolaringologia do médico Luiz Fernando Manzoni Lourençone, pela FMUSP, sob orientação do professor Brito Neto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.