Revista lança dossiê sobre “Evidências Científicas em Homeopatia”

Dossiê busca levar à classe médica e científica, assim como ao público em geral, o estado da arte da pesquisa homeopática

 07/07/2017 - Publicado há 7 anos

A Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) elaborou o dossiê especial Evidências Científicas em Homeopatia, que acaba de ser disponibilizado no site da Revista de Homeopatia da Associação Paulista de Homeopatia (APH).

Englobando 11 revisões sobre diversas linhas de pesquisa existentes nos mais variados campos da ciência, as quais comportam centenas de artigos científicos publicados em periódicos distintos, esse dossiê busca levar à classe médica e científica, assim como ao público em geral, o estado da arte da pesquisa homeopática:

De acordo com Marcus Zulian Teixeira, coordenador de disciplina sobre o tema na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), apesar das dificuldades e limitações existentes para o desenvolvimento de pesquisas na área, tanto pelos aspectos metodológicos quanto pela ausência de apoio institucional e financeiro, “o conjunto de estudos experimentais e clínicos citados, que fundamentam os pressupostos homeopáticos e confirmam a eficácia e a segurança da terapêutica, é prova inconteste de que existem evidências científicas em homeopatia”.

Nas palavras do médico e um dos editores da publicação, busca-se esclarecer os colegas de profissão sobre a validade do emprego da homeopatia segundo princípios éticos e seguros. “Dessa forma, poderemos trabalhar unidos em torno da ‘mais elevada e única missão do médico que é tornar saudáveis as pessoas doentes, o que se chama curar’ (Samuel Hahnemann, Organon da arte de curar).”

Mais informações: e-mail mzulian@usp.br, com o professor Marcus Zulian Teixeira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.