Interação entre neurônio e outra célula cerebral é relacionada ao autismo

Cientistas descobriram uma relação inédita entre neurônios de quem sofre de autismo e um outro tipo de célula muito comum: os astrócitos

O autismo atinge uma em cada 68 crianças norte-americanas, segundo dados do Centro de Controle para Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Em geral, ele é diagnosticado nos primeiros três anos de vida e tem causas complexas, que envolvem também a genética.

Entender o autismo desafia os pesquisadores, e um caminho em busca de respostas é o estudo do cérebro. Foi o que fizeram Patricia Beltrão Braga e Fabiele Russo, neurocientistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A partir de células-tronco retiradas de dentes de leite, as cientistas produziram células cerebrais em laboratório e descobriram uma relação inédita entre neurônios de quem sofre de autismo e um outro tipo de célula muito comum: os astrócitos.

O resultado da pesquisa deu origem ao artigo Modeling the interplay between neurons and astrocytes in autism using human induced pluripotent stem cells, publicado na Biological Psychiatry. O vídeo a seguir conta tudo.

Leia o artigo através este link e assista à série completa sobre a pesquisa no Canal USP.