Nutricionista do Hospital das Clínicas lança guia de educação nutricional

A publicação traz textos sobre a prevenção de doenças crônicas, tabela de alimentos funcionais e um guia de temperos

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

A Editora Manole acabou de lançar o Guia Prática de Educação Nutricional, de autoria de Sonia Trecco, nutricionista do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) da USP. A publicação mostra como o profissional de nutrição pode atuar como educador orientando e ensinando práticas e hábitos saudáveis.

Escrito em linguagem acessível, o guia é composto por três partes: na primeira, Sonia faz uma abordagem sobre a educação nutricional e seu impacto na saúde e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; e trata sobre alimentação saudável e educação nutricional para diabéticos, obesos, pacientes em programa de cirurgia bariátrica, idosos e gestantes. Na segunda parte, foram publicadas tabelas com informações sobre alimentos funcionais, fontes de vitaminas, minerais e proteínas; um guia de temperos e ervas; e perguntas e respostas para pacientes de cirurgia bariátrica. Na última parte, o livro apresenta algumas dinâmicas de educação nutricional que podem ser aplicadas por nutricionistas em seus mais diferentes ambientes de trabalho.

Os hábitos alimentares podem estar associados à ocorrência de algumas doenças crônicas não transmissíveis, e também contribuir significativamente na prevenção delas. Diante disso, reforça-se a necessidade de se desenvolver estratégias de intervenção nutricional com foco na mudança de comportamento e na disseminação de informações relacionadas à alimentação saudável, a fim de que as mudanças realizadas possam ser incorporadas como rotina e mantidas em longo prazo.

Sobre a autora

Sonia Trecco é nutricionista da Divisão de Nutrição e Dietética, chefe do Serviço de Atendimento Nutricional Ambulatorial e nutricionista responsável pelo atendimento no Centro de Pesquisas do Instituto Central do HC.

Com informações de Beatriz Reingenhim / Kulturális

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados