Faculdade de Medicina sedia debate sobre deficiência e vulnerabilidade social

Evento discutirá as formas de lidar com deficiências em diferentes regiões do mundo

26/07/2017 - Publicado há 7 anos
Será dado destaque à relação da deficiência com a pobreza e a vulnerabilidade – Foto: Divulgação / World Report on Disability

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) participa, no dia 28 de julho, do evento Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade. A mesa está prevista para começar às 14 horas e ter duas horas e meia de duração.

Sob uma perspectiva social e histórica, o encontro debaterá a prevalência da deficiência em diferentes regiões do mundo, com destaque para sua relação com a pobreza e a vulnerabilidade, apontada no World Report on Disability, documento sobre o tema elaborado pelo Banco Mundial.

Hannah Kuper

Para compor a discussão, foi convidada a diretora do International Center for Evidence in Disability do London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), professora Hannah Kuper. O centro de pesquisa dirigido por Hannah tem o objetivo de expandir a pesquisa e o ensino no campo da deficiência em nível global, com foco em países de renda média e baixa.

A abertura será feita pelos professores Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e Linamara Rizzo Battistella, professora titular de Fisiatria da FMUSP e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Os debates ocorrerão entre 14 horas e 16h30. A organização é do IEA e do IMREA, com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Para participar, é preciso inscrever-se previamente neste link

Programação completa

14h-14h15 – Abertura com profa. Linamara Rizzo Battistella e prof. Paulo Saldiva
14h15-15h – Palestra com profa. Hannah Kuper