Estudo relaciona vírus HPV com mais um tipo de câncer

Artigo menciona o câncer de orofaringe e foi publicado na edição atual da “Revista de Medicina”, do Departamento Científico da FMUSP

 03/04/2018 - Publicado há 6 anos
A família de papilomavírus, o HPV, conta com mais de 200 tipos de vírus

A primeira edição de 2018 da Revista de Medicina (volume 97, número 1, 2018) já está disponível para leitura. O volume é composto de 16 artigos acadêmicos sobre as mais novas descobertas e pesquisas acadêmicas na área da medicina. Nessa edição há artigos que falam a respeito de aprendizagem e a neurociência, educação médica, utilização de jogos para ensinar, o perfil epidemiológico de idosos que mais frequentam hospitais, sequelas metabólicas em pacientes curados de câncer, entre outros assuntos.

O destaque vai para os artigos de revisão, no qual o papilomavírus humano (HPV) é ressaltado em dois momentos. O primeiro diz respeito a  campanhas de vacinação contra o vírus, os novos dados de seu impacto, suas dificuldade, efetividade e novas estratégias para melhorar o acesso à vacina.

Em seguida temos um estudo que destaca a relação do HPV com câncer de orofaringe. Segundo a pesquisa, há uma forte relação entre o tipo 16 do vírus e o câncer de orofaringe e que há certos comportamentos de riscos, como a prática de sexo oral e a variedade de parceiros sexuais. Entretanto, a ocorrência pode variar de acordo com o local, nível social e grupo étnico dos indivíduos.

A revista é a mais antiga na área de ciências médicas e é divulgada em 150 universidades pelo mundo, contando com apoio e artigos internacionais.

Para acesso à publicação na íntegra, visite o Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail revistademedicina@fm.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.