Projeto interdisciplinar busca soluções para descontaminar água com parasitas

Atuando no tema desde 2013, grupo de pesquisadores promove mais uma edição de seminário anual com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp, causadores de problemas gastrointestinais, entre outros. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais.

Ciclo do Cryptosporidium - Imagem: CDC Public Health Image Library
Ciclo do Cryptosporidium – Imagem: CDC Public Health Image Library

Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitas presentes. Mesmo com os avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados, visando a gerar conhecimentos que apoiem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.

Nesse contexto, um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) empreende a pesquisa intitulada Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes, envolvendo os patógenos causadores da giardíase e criptosporidíase em humanos e ascaridíase em porcos, respectivamente. Trabalhando com o assunto desde 2013, o grupo de pesquisadores promove agora o quarto Seminário Anual do Projeto Temático, com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.

A organização do encontro conta com a participação dos professores da Unicamp José Roberto Guimarães e Regina Maura Bueno Franco, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Luiz Antonio Daniel e Lyda Patricia Sabogal Paz. Como palestrante convidada, o seminário receberá a gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Maria Inês Zanoli Sato.

O evento gratuito é dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitas em amostras ambientais.

Os interessados em participar devem enviar e-mail para a doutoranda da EESC Priscila Ribeiro dos Santos, no endereço pri-rs@hotmail.com, com cópia para a professora Lyda, cujo contato é lysaboga@sc.usp.br. As vagas são limitadas.

Confira a programação no link http://e.usp.br/7la.

Sobre a palestrante

Doutora em Ciências (Microbiologia) pela USP, Maria Inês realizou especializações na Environmental Protection Agency (Usepa), University of California (Irvine), University of Florida (Gainesville) e University of Pretoria (África do Sul). Gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb, também atua como professora convidada nos cursos de especialização e de pós-graduação da Faculdade Álvares Penteado, Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre outras. Especialista em microbiologia, parasitologia e mutagênese ambiental e controle de qualidade analítica laboratorial, possui diversas publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de grande impacto.

Da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: (16) 3373-9548 ou e-mail lysaboga@sc.usp.br, com a professora Lyda Patricia Sabogal Paz

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

Textos relacionados