Projeto interdisciplinar busca soluções para descontaminar água com parasitas

Atuando no tema desde 2013, grupo de pesquisadores promove mais uma edição de seminário anual com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos

 19/10/2016 - Publicado há 7 anos

Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp, causadores de problemas gastrointestinais, entre outros. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais.

Ciclo do Cryptosporidium - Imagem: CDC Public Health Image Library
Ciclo do Cryptosporidium – Imagem: CDC Public Health Image Library

Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitas presentes. Mesmo com os avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados, visando a gerar conhecimentos que apoiem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.

Nesse contexto, um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) empreende a pesquisa intitulada Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes, envolvendo os patógenos causadores da giardíase e criptosporidíase em humanos e ascaridíase em porcos, respectivamente. Trabalhando com o assunto desde 2013, o grupo de pesquisadores promove agora o quarto Seminário Anual do Projeto Temático, com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.

A organização do encontro conta com a participação dos professores da Unicamp José Roberto Guimarães e Regina Maura Bueno Franco, e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Luiz Antonio Daniel e Lyda Patricia Sabogal Paz. Como palestrante convidada, o seminário receberá a gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Maria Inês Zanoli Sato.

O evento gratuito é dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitas em amostras ambientais.

Os interessados em participar devem enviar e-mail para a doutoranda da EESC Priscila Ribeiro dos Santos, no endereço pri-rs@hotmail.com, com cópia para a professora Lyda, cujo contato é lysaboga@sc.usp.br. As vagas são limitadas.

Confira a programação no link http://e.usp.br/7la.

Sobre a palestrante

Doutora em Ciências (Microbiologia) pela USP, Maria Inês realizou especializações na Environmental Protection Agency (Usepa), University of California (Irvine), University of Florida (Gainesville) e University of Pretoria (África do Sul). Gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb, também atua como professora convidada nos cursos de especialização e de pós-graduação da Faculdade Álvares Penteado, Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre outras. Especialista em microbiologia, parasitologia e mutagênese ambiental e controle de qualidade analítica laboratorial, possui diversas publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de grande impacto.

Da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: (16) 3373-9548 ou e-mail lysaboga@sc.usp.br, com a professora Lyda Patricia Sabogal Paz


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.