Livro aborda manejo de plantas aquáticas em reservatórios de água

Obra trata de monitoramento e manejo em reservatórios das macrófitas, plantas fundamentais aos ecossistemas

08/03/2017 - Publicado há 7 anos
20170306_01_macrofitas
Capa de Monitoramento e manejo de macrófitas aquáticas em reservatórios tropicais brasileiros, de Marcelo Pompêo – Foto: Reprodução

No dia 14 de março será disponibilizado na internet o livro digital Monitoramento e manejo de macrófitas aquáticas em reservatórios tropicais brasileiros (Editora IB/USP) , de autoria do professor Marcelo Pompêo, do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências (IB) da USP.

As macrófitas aquáticas são organismos que estão presentes em toda massa de água, mesmo em baixa riqueza ou biomassa, e lá devem permanecer. São fundamentais para o metabolismo dos ecossistemas, para a ciclagem de nutrientes e fluxo de energia, por exemplo. A obra é composta de oito capítulos sobre aspectos relacionados ao monitoramento e manejo de macrófitas em reservatórios.

O livro aponta que as macrófitas não devem ser exterminadas como pragas com o simples propósito de a massa de água parecer mais “limpa” e livre de problemas potenciais. Disponível exclusivamente em formato PDF, ele pode ser obtido gratuitamente neste link.

Mais informações: e-mail mpompeo@ib.usp.br, com o professor Marcelo Pompêo