Conferência discute perspectivas de pesquisas com células-tronco

Evento em Ribeirão Preto apresentará novidades de trabalhos feitos com células-tronco embrionárias

24/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/04/2018 as 10:25
Legislação brasileira permite a realização de pesquisas com esse material, mas assunto ainda é controverso – Foto: Domínio Público via Pixabay

Células-tronco têm sido a grande aposta de cientistas brasileiros e estrangeiros para tratamentos e curas de várias doenças. Para abordar os avanços alcançados nessa área, o Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEARP) da USP realiza dia 9 de agosto, a partir das 15 horas, no Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP a conferência Pesquisa em células-tronco no Brasil: cenário atual e perspectivas.

No evento, a docente do Instituto de Biociências (IB) da USP Lygia da Veiga Pereira vai mostrar os trabalhos desenvolvidos com as chamadas células-tronco embrionárias, extraídas de embriões gerados por fertilização in vitro. Desde 2008, a legislação brasileira permite a realização de pesquisas com esse material genético, mas o assunto ainda é tema de muitos debates, principalmente envolvendo setores conservadores da sociedade, que são contra a prática.

Lygia da Veiga Pereira possui bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Mount Sinai Graduate School. Atualmente, é professora titular do IB, chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da USP e integrante do Centro de Terapia Celular (CTC), um dos 17 centros de pesquisa, inovação e difusão financiados pela Fapesp.

O evento tem o apoio do CTC e da Rádio USP Ribeirão Preto. É necessário fazer inscrição prévia.

Serviço

Evento: Conferência Pesquisa em células-tronco no Brasil: cenário autal e perspectivas
Data: 9 de agosto, às 15 horas
Local: Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP