Novos livros gratuitos discutem rumos das políticas ambientais

Em formato digital e gratuitas, publicações tratam de diversos temas ligados ao desenvolvimento sustentável

 20/06/2017 - Publicado há 7 anos
Imagem: reprodução das capas

.
Neste mês de junho o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP lança três livros em versão digital e com livre acesso sobre a temática socioambiental.

O  livro Política Nacional de Resíduos Sólidos: Avanços e desafios de implementação e monitoramento, organizado por Gina Rizpah Besen, Pedro Roberto Jacobi e Luciana Freitas, apresenta ao leitor um panorama nacional sobre os avanços, barreiras e possibilidades que se desenham para uma implementação mais efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O livro  Água e Sustentabilidade – Desafios, perspectivas e soluções, de autoria de Pedro Roberto Jacobi e Edson Grandisoli, foi elaborado no sentido de informar e estimular processos de colaboração e interconexões entre instituições, pessoas, ideias e ações, a partir de um conhecimento baseado em valores e práticas sustentáveis, indispensáveis para estimular o interesse e o engajamento na ação e na responsabilização. A finalidade é promover, contribuir, sensibilizar e ampliar a corresponsabilidade na governança da água por meio de processos coletivos que promovam diálogo, participação e práticas inovadoras.

A 11ª Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do IEE, na sua primeira versão digital, intitulada Conhecimento Interdisciplinar, Governança Ambiental e Sociedade, apresenta 13 artigos de mestres e doutores, em coautoria com seus orientadores, com enfoque no tema da governança ambiental. A preocupação do Procam em consolidar uma dinâmica de ensino e pesquisa através de uma perspectiva interdisciplinar enfatiza a importância dos processos sociais que determinam as formas de apropriação da natureza e suas transformações através da participação social na gestão dos recursos ambientais.

Os livros podem ser acessados no site do IEE.

Com informações do IEE

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.