Da tecnologia ao mercado, livro discute aspectos da energia renovável

José Roberto Simões-Moreira é o organizador da obra a ser lançada em 12 de maio

10/05/2017 - Publicado há 7 anos
32 autores e coautores participaram da publicação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O livro Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, organizado por José Roberto Simões-Moreira, professor do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos (Sisea), será lançado no dia 12 de maio, às 16 horas, em cerimônia no Anfiteatro do PME. Entre os 32 autores e coautores que participaram da publicação, vários são professores da graduação, pós-graduação ou do Programa de Educação Continuada (Pece) da Poli.

“O livro surgiu de um curso de especialização que tem o mesmo título da obra e tem sido oferecido continuamente pelo Programa de Educação Continuada da Poli, o Pece, desde 2011”, conta o docente. Publicada pela editora LTC-GEN Grupo Editorial Nacional, a obra é destinada a estudantes de graduação, especialização e pós-graduação, e também a profissionais que atuam no setor de energia.

Energia eólica – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
“Os três temas que formam o título da obra são interligados, pois hoje procuramos a melhor forma de produzir, armazenar e consumir energia elétrica ou térmica. Energias renováveis estão na agenda do dia, mas não adianta falarmos apenas das técnicas de produção se não discutirmos também a geração distribuída e interconexão com a rede, além de tecnologias de armazenamento, uma vez que, apesar da intermitência no fornecimento da energia solar e eólica [que dependem da luz solar e de ventos], é preciso continuar ofertando continuamente a energia para o consumidor final”, aponta. “Outros assuntos relevantes abordados no livro são a economia do hidrogênio, biomassa, eficiência energética em edificações (green buildings) e técnicas de cogeração, além de questões ambientais, regulatórias e de investimento”, destaca.

O livro de 408 páginas é dividido em 18 capítulos e aborda a questão energética renovável de forma ampla. Trata de aspectos científicos e tecnológicos, como as transformações de calor em trabalho por meio de ciclos termodinâmicos, aproveitamento térmico dos combustíveis, máquinas elétricas, as energias renováveis (eólica, solar, biomassa, ondas e marés), cogeração, economia do hidrogênio, entre outros. A publicação também aborda os aspectos regulatórios e de mercado, como a viabilidade financeira dos projetos de engenharia no que tange à energia e a análise e viabilidade de projetos do ponto de vista ambiental, por exemplo.

Além do professor Simões também estão entre os autores e coautores outros professores da Poli: Alberto Hernandez Neto, Cláudio Roberto F. Pacheco, Daniel Setrak Sowmy, Demétrio C. Zachariadis, Eduardo Ioshimoto, Eliane Aparecida Faria Amaral Fadigas, Ivan Eduardo Chabu, José Aquiles Baesso Grimoni, Marcos de Mattos Pimenta e Patrícia Helena Lara dos Santos Matai. Do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP participam as professoras Hirdan Katarina de Medeiros Costa, Suani Teixeira Coelho e Virgínia Parente.

A obra poderá ser adquirida nas principais livrarias e no site do Grupo GEN (www.grupogen.com.br). O preço sugerido é de R$ 145,00, no caso da versão impressa, e R$ 116,00, para a versão digital.

Da Assessoria de Comunicação da Poli