Água na Mídia: pesquisa mapeia notícias sobre a gestão hídrica

Realização é do Instituto de Energia e Ambiente da USP junto ao Instituto Democracia e Sustentabilidade

22/03/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 28/03/2016 as 17:25

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi a ocasião escolhida para o lançamento do infográfico interativo Água na Mídia, uma linha do tempo que destaca notícias relevantes sobre a situação da gestão dos recursos hídricos no estado de São Paulo e ainda apresenta o nível de disponibilidade de água do Sistema Cantareira.

A pesquisa é uma realização conjunta do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. A iniciativa é realizada em apoio à Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade civil que pretende contribuir para o aprimoramento da gestão hídrica em São Paulo.

Sistema Cantareira | Foto: Wikimedia Commons

Esta pesquisa apresenta em formato de linha do tempo duas categorias de informações: notícias relacionadas à gestão da água em São Paulo e o nível de disponibilidade de água do Sistema Cantareira. O objetivo é, a partir da oportunidade de cruzar diferentes tipos de informação ao longo do tempo, possibilitar ao leitor a construção de uma compreensão crítica dessa conjuntura.

A elaboração e atualização do infográfico consiste no mapeamento e seleção de notícias referentes à água no estado de São Paulo publicadas em três jornais de grande circulação do Brasil: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo, construindo uma narrativa crítica da situação. Além das notícias, é apresentado o gráfico com a variação do nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento de São Paulo.

portal20160322_2

O Sistema Cantareira foi selecionado por dois motivos principais: por representar o principal manancial de abastecimento, com volume útil de 982 milhões de m³ de água, e por ser representativo o fato de que, mesmo tendo o maior volume de água armazenada, é o sistema que passa por maiores dificuldades em termos de capacidade de abastecimento da população.

Os resultados da pesquisa “Água na Mídia” demonstrados na linha do tempo são, em parte, desdobramentos da pesquisa Crise hídrica e a Mídia, na qual foram apresentadas e classificadas as notícias do período de janeiro de 2014 a abril de 2015 referentes ao tema da crise hídrica no estado de São Paulo.

portal20160322_3

O período de listagem e seleção foi iniciado em janeiro de 2014 e será finalizado em dezembro de 2016. A cada três meses será publicada uma nova atualização da pesquisa.

Essa iniciativa é coordenada pelos professores Pedro Roberto Jacobi (IEE) e Juliana Cassano Cibim (IDS e IEE) e pela mestranda Rosa Maria Mancini (IEE). O levantamento e seleção das notícias foram feitos por Guilherme Checco e Júlio Bardini (IDS). A comunicação foi feita por Daniela Ades e Tamara Mekhitarian (IDS) e o desenvolvimento gráfico da linha do tempo foi feito pela equipe da Corazonada.

Com informações do Instituto Democracia e Sustentabilidade

Mais informações: http://goo.gl/1eaqjf