Processamento mínimo de hortaliças é tema de publicação da Esalq

Cartilha traz informações sobre cuidados para evitar a deterioração de alimentos

20170117-produtorEditada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, foi lançada a edição número 62 da Série Produtor Rural. O novo exemplar aborda os princípios e as práticas do processamento mínimo de hortaliças.

A publicação atende a uma tendência do mundo moderno, que reduziu o tempo para preparo dos alimentos e, ao mesmo tempo, motivou a busca por uma alimentação mais saudável. A configuração mais enxuta das famílias também propiciou a comercialização de pequenas porções rapidamente consumidas, atendendo a parâmetros de conveniência e alimentação segura.

Com o objetivo de apresentar princípios e práticas sobre o tema, a cartilha traz informações sobre aspectos fisiológicos, sanitários e cuidados para evitar a deterioração de alimentos, métodos de processamento, acondicionamento, conceitos de embalagem e referências de legislação para os produtos minimamente processados.

A obra tem autoria de Ricardo Alfredo Kluge, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq; Ana Cecília Silveira, professora adjunta da Faculdade de Agronomia da Universidade da República do Uruguai; Carlos Inestroza Lizardo, professor da Universidade Nacional de Agricultura de Honduras, e Natalia Dallocca Berno, doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Esalq.

A publicação pode ser adquirida no site da Biblioteca e a versão on-line pode ser conferida através deste link.

Mais informações: (19) 3429-4240, e-mail publicacao.esalq@usp.br