Boletim “Socioeconomia & Ciência Animal” discute abate humanitário

Publicação da Veterinária divulga índices socioeconômicos e pesquisas sobre ciência animal

 13/06/2017 - Publicado há 7 anos

O Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga, lançou a nova edição do boletim eletrônico Socioeconomia & Ciência Animal (edição 110, 31 de maio de 2017).

Na matéria de capa, os pesquisadores Anna Cristina Souza e Thiago Bernardino questionam quais são os obstáculos para a aplicação do abate humanitário nos abatedores brasileiros. A revista também divulga os resultados da pesquisa do projeto do Índice de Custo de Produção do Cordeiro Paulista (ICPC), que identificou queda de 3,67% no custo estadual entre os meses de abril e maio. A queda no custo de oportunidade do capital, representado pela Selic, foi uma das principais responsáveis pelo recuo.

A publicação traz ainda um artigo de divulgação sobre um algoritmo desenvolvido por cientistas de informática da Universidade de Cambridge, Reino Unido, capaz de identificar os níveis de dor em ovelhas por meio de expressões faciais. A expectativa a partir desta pesquisa inovadora é que o método possa ser adaptado a outras espécies, contribuindo destarte para diagnósticos de dor na medicina veterinária como um todo.

Todas as edições do boletim podem ser obtidas neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.