Alternativa de fertilizante é meta de parceria da USP com Dinamarca

Parceria pode analisar aplicação de resíduos de rochas da Groenlândia na agricultura tropical orgânica brasileira

14/06/2017 - Publicado há 7 anos

Uma aproximação entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, e instituições de ensino e pesquisa da Dinamarca pode resultar na oferta de uma alternativa de fertilizantes naturais para a agricultura orgânica brasileira. O envolvimento ocorre a partir do trabalho de docentes e pesquisadores do Departamento de Ciência do Solo, que atuam nas áreas de Mineralogia, Geologia, Fertilidade do Solo e Adubação, que receberam no último dia 12 de junho representantes da University of Copenhagen e do Natural History Museum of Denmark.

A parceria ocorreu a partir de uma demanda dos dinamarqueses, que procuraram a Esalq a fim de estabelecer uma parceria na realização de estudos de avaliação do uso de resíduos provenientes de rochas da Groenlândia em condições tropicais. “Com o encontro dessa semana, estamos fechando um memorando que prevê, além da avaliação desses produtos, a troca de conhecimento e intercâmbio de estudantes”, aponta Paulo Sergio Pavinato, professor da Esalq. “Temos aqui hoje estudantes de pós-graduação, pois é importante estabelecermos canais de intercâmbio internacional que valorize e troca de conhecimento científico”, completa.

O engenheiro agrônomo Rafael Cipriano realiza seu pós-doutorado no Departamento de Ciência do Solo, com supervisão do professor Antonio Carlos Azevedo. Seu projeto já ocorre no âmbito dessa parceria. “Já estão em andamento dois experimentos, um de curta duração, no qual avaliamos a ação desse remineralizador em pastagens com cultivo de braquiária”, explica. “Até o momento o resultado é positivo, pois a aplicação de grandes doses promoveu um pequeno incremento no pH do solo, o que é favorável para o caso brasileiro.”

Os dinamarqueses retornam ao seu país no final da semana, mas até lá visitam, em companhia dos professores da Esalq, propriedades rurais na região que já viabilizam a agricultura orgânica. “Essa técnica até pode ser aplicada na agricultura convencional, mas como a liberação de nutrientes é lenta, nosso foco principal é a agricultura orgânica, que, antes de projetar uma produção em larga escala, valoriza um modelo ecologicamente sustentável”, define Pavinato. Foram recepcionados pelos professores da Esalq os dinamarqueses Minik Thorleif Rosing (Natural History Museum of Denmark), Andreas de Neergaard (University of Copenhagen, Faculty of Science, Department of Plant and Environmental Sciences), Klara Cecilia Gunnarsen (University of Copenhagen), Rebekka Johanne Knudsen (Natural History Museum of Denmark) e Nicholas Rose (Natural History Museum of Denmark).

Da Divisão de Comunicação da Esalq