Celso Lafer é homenageado com Prêmio Guerreiro da Educação de 2015

Com a premiação deste ano, o professor Celso Lafer, titular aposentado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, é a 15ª pessoa formada ou que foi professor da Universidade a receber o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, concedido anualmente às personalidades que lutam pelo aprimoramento da educação no país.

14/10/2015 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:53
Celso Lafer 375-14 Foto Francisco Emolo 011
Celso Lafer no último ciclo de seminários “A USP e a Sociedade”, que debateu o papel da Universidade como geradora do conhecimento em padrão de excelência, realizado em novembro de 2014 para comemorar os 80 anos da USP

Em 15 de outubro, Dia do Professor, às 9h30, Celso Lafer será homenageado com a entrega da 19ª edição do Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, concedido anualmente pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Grupo Estado, às personalidades que lutam pelo aprimoramento da educação no país.

Celso Lafer é professor titular aposentado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. Também recebeu os títulos de professor emérito pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) e pela USP, ambos no ano de 2012. Lafer tem graduação em Direito pela Faculdade de Direito da USP, mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Cornell (Estados Unidos).

O professor é Doutor Honoris Causa pela: Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), todas da Argentina; pela Universidade Lyon 3 Jean Moulin (França); e pela Universidade de Haifa (Israel); também é Fellow Honorário da Universidade Hebraica de Jerusalém. Recebeu, em 2002, a mais alta condecoração da Ciência e Tecnologia do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico. É membro da Academia Brasileira de Ciências (eleito em 2004) e da Academia Brasileira de Letras (eleito em 2006).

Entre outros cargos relevantes, Lafer foi ministro de Estado das Relações Exteriores em 1992 e, nessa condição, vicepresidente ex-officio da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92; em 2001 e 2002, voltou a chefiar o mesmo Ministério. Também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em 1999. De 1995 a 1998, foi embaixador, chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra. Na OMC, foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias (1996) e do Conselho Geral (1997).

Lafer presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de setembro de 2007 a setembro de 2015. É autor de diversas obras sobre filosofia, direito internacional, direitos humanos e política brasileira.

O prêmio

Criado em 1997, o prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita é conferido anualmente a um educador que tenha prestado contribuição destacada ao ensino e ao desenvolvimento em áreas relevantes do conhecimento.

Com a premiação deste ano, Lafer será a 15ª pessoa formada pela USP ou que foi professor dela a receber a homenagem. Já foram homenageados a antropóloga Ruth Cardoso, primeira personalidade a receber o prêmio, os ex-reitores Miguel Reale (1998) e Antonio Hélio Guerra Vieira (2002); e os professores Luiz Venere Décourt (2000), José Pastore (2001), Antonio Candido de Mello e Souza (2003), Paulo Vanzolini (2004), Paulo Nogueira Neto (2005), Crodowaldo Pavan (2006), Adib Jatene (2009), José Cretella Júnior (2010), Angelita Gama (2011) e Delfim Netto (2012). Na edição de 2014, o premiado foi o ex-reitor da USP e atual presidente da Fapesp, José Goldemberg.

A cerimônia de premiação será realizada no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, na Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo. Mais informações sobre a entrega do Prêmio com o Setor de Relações Públicas e Eventos do CIEE, pelo telefone: (11) 3040-6541.

(Foto: Francisco Emolo)