Em São Carlos, terceira idade participa de atividades físicas e de interação social

Centro de Educação Física, Esporte e Recreação da USP desenvolve diferentes ações voltadas para essa faixa etária

10/08/2016 - Publicado há 8 anos
20160810_Cefer_SaoCarlos
Atividades físicas envolvem alongamento, fortalecimento, coordenação, equilíbrio, agilidade e condicionamento físico | Foto: Suzana Xavier

Com foco não apenas na atividade física mas também na integração e sociabilização de pessoas da terceira idade, o Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (Cefer) da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) desenvolve diferentes ações voltadas para  essa faixa etária.

Desde 2002, o Cefer oferece a “Atividade Física Integrada à Terceira Idade”, que atualmente conta com mais de 200 participantes de 50 a 87 anos. A atividade física está no próprio nome da iniciativa, no entanto, os objetivos vão além, segundo a professora Andreza Marques Simões de Oliveira. “O foco maior é melhorar a qualidade de vida do idoso, trabalhar a parte social e a integração entre as pessoas. Percebemos que muitos têm essa necessidade de conversar, ter um amigo, trocar experiências”, ressalta.

Para essa maior interação, o Cefer organiza outras atividades como confraternizações, palestras, viagens e sessões de cinema – com direito a pipoca e guaraná. Inclusive, alguns dos participantes com mais 70 anos puderam conhecer o mar por meio de viagens realizadas pelo grupo.

Na parte das atividades físicas, Andreza explica que trabalham com alongamento, fortalecimento, coordenação, equilíbrio, agilidade e condicionamento físico, buscando diversificar e inovar no estilo de cada aula, por exemplo, ao intercalar práticas em conjunto com as realizadas em diferentes estações e circuitos. Os resultados são observados por meio de melhorias dos participantes tanto na execução dos exercícios quanto em suas condições fisiológicas e na realização de atividades do cotidiano, o que impacta diretamente na qualidade de vida.

“Minha vida mudou muito depois que eu comecei no grupo há dez anos. Eu me sinto mais disposta, mais feliz. Gosto muito dos professores, e o ambiente é ótimo; fiz muitas amizades e as mantenho”, afirma Maria Aparecida Rizzo Martini, de 70 anos.

Maria conseguiu incentivar também a filha, Tânia Margarete Martini, de 53 anos, a participar das atividades. Há um ano no grupo, ela destaca: “sempre fui muito sedentária, nunca dei muita importância para a atividade física, mas minha mãe me animou dizendo que eu iria gostar e estava certa. Amei, não consigo mais parar”.

Marta Iemma Meira, de 58 anos, 30 deles trabalhando como funcionária da PUSP-SC, destaca que já participava das aulas em horário fora do expediente. “Me aposentei e tive esta oportunidade de continuar com esse grupo. Além do condicionamento físico, que é excelente, a atenção dos profissionais também é de primeira linha e ainda me permite sentir como parte da USP”.

Participe

Foto: Suzana Xavier

Ao lado dessa atividade integrada à terceira idade, que é desenvolvida no período da manhã e da tarde (às terças e quintas-feiras, às 8h30 e às 15 horas), o Cefer oferece voleibol adaptado às segundas e quartas-feiras, às 9 horas, e musculação, às segundas e quartas-feiras, a partir das 14h15, como parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Os interessados em participar das atividades podem se inscrever até esta sexta-feira, dia 12, pessoalmente na Secretaria do Ceder, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Há vagas para o voleibol adaptado, musculação e “Atividade Física Integrada à Terceira Idade”, no período da tarde. Os documentos necessários são: cópia do RG e do comprovante de endereço, uma foto 3×4 e atestado médico comprovando a possibilidade de fazer atividade física.

O Cefer fica no Campus 1 da USP São Carlos, localizado  à Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Suzana Xavier / Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus USP de São Carlos

Mais informações: (16) 3373-9107, email esporte.prefeitura@sc.usp.br