Em Ribeirão Preto grupo interunidades da USP vai desenvolver sistema de informação para vigilância e monitoramento da tuberculose

O sistema vai apoiar profissionais de saúde nos 26 municípios integrantes da Secretaria Regional de Saúde de Ribeirão Preto e foi um dos selecionados no Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science 2019 divulgado em novembro de 2020

 15/01/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Um grupo interdisciplinar e interunidades da USP em Ribeirão Preto se uniu para desenvolver um Sistema de Informação em Saúde para as atividades de vigilância epidemiológica e monitoramento de pacientes com tuberculose. O projeto é um dos três selecionados entre 44 propostas para o Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science 2019 divulgado em novembro de 2020.

Programa eScience

“O atendimento integrado às pessoas afetadas pela tuberculose requer não apenas a implementação de ações básicas de prevenção e assistência, mas também o fortalecimento da integração entre os diferentes serviços de saúde, programas e níveis de atenção existentes”, revela o professor Domingos Alves da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que é o pesquisador responsável pelo projeto.

Nesse sentido, o projeto irá desenvolver um sistema de informação para registrar, monitorar e avaliar o paciente e pessoas que tiveram contato com os infectados. Além disso, armazenará dados sobre tratamento, exames e hospitalizações. “Esperamos apoiar profissionais de saúde nos 26 municípios integrantes da Secretaria Regional de Saúde de Ribeirão Preto, possibilitando o acesso e o monitoramento de dados com maior facilidade, rapidez e eficiência”, conta.

O Saúde digital para a estratégia End TB: da integração de dados ligados a uma melhor tomada de decisão baseada em evidências conta com os professores Antonio Ruffino Neto e Valdes Roberto Bollela, da FMRP, Aline Aparecida Monroe e Tereza Cristina Scatena Villa, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Lariza Laura de Oliveira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), todos da USP. Além dos pesquisadores Kumar Abhishek, Mauro Niskier Sanchez, Newton Shydeo Brandão Miyoshi, Rafael Mello Galliez e Rubia Laine de Paula Andrade.

Programa eScience

O objetivo do eScience é fomentar pesquisas colaborativas conduzidas por cientistas das áreas de Computação e de Ciências da Vida com questões que envolvem a saúde humana.

Os projetos apoiados devem abranger tópicos interdisciplinares, como modelos matemáticos, repositórios digitais e gerenciamento de dados, novos hardwares, softwares, protocolos, ferramentas e serviços voltados para atender demandas de pesquisas nas áreas de ciências agrárias, bioinformática, biológicas e saúde, artes, humanidades e ciências sociais, engenharia e física, clima e ciências da terra e à prática e educação em eScience.

Mais informações sobre os projetos selecionados neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.