Vítima de violência doméstica deve receber maior atenção da saúde

Estudo compara Brasil, Reino Unido e Territórios Palestinos e verifica semelhanças na banalização do tema

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Uma pesquisa comparativa entre Territórios Palestinos, Brasil e Reino Unido busca desenvolver intervenções adequadas para o atendimento primário – aquele feito em postos de saúde, por exemplo – de mulheres vítimas de violência de gênero.

A professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Ana Flávia D’Oliveira, explica que muitas vezes os profissionais podem ter dificuldade de tratar adequadamente do problema devido ao treinamento, muito voltado às patologias.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Ela considera importante protocolos que orientem os profissionais a tratarem do assunto com as pacientes e encaminhá-las aos órgãos de referência, como a Delegacia da Mulher, por exemplo.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados