Vinho e queijo, combinação perfeita para noites frias

A coluna “Um Brinde de Conhecimentos” traz dicas preciosas sobre a combinação ideal entre queijos e vinhos

 29/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/10/2016 as 15:11
20161017_vinhoqueijo_colunistamarcelo
Foto: José Alberto Jr/Visual Hunt

Noites frias de inverno,  cenário ideal para reunir familiares e amigos em torno de uma mesa recheada de queijos e vinhos. A coluna “Um Brinde de Conhecimentos” desta semana traz dicas para combinar uns e outros e apreciar melhor o prazer que podem proporcionar.

Regras existem para serem quebradas, lembra o enófilo Mauro Marcelo Alves, mas a tendência é de que queijos frescos, como mussarela de búfala ou ricota, peçam tintos leves,  como um Pinot Noir, por exemplo; já os chamados queijos meia cura se dão melhor com os Merlot, enquanto os queijos de origem francesa (brie e camembert) se harmonizam com vinhos brancos. Os chamados queijos azuis (gorgonzola e roquefort) combinam melhor com vinhos doces naturais.

Para saber mais sobre vinhos e queijos, ouça a coluna do enófilo Mauro Marcelo Alves.

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.