Verão sem surpresas terá calor e pancadas de chuva

A previsão é de chuvas acima do normal no extremo norte do País, como na região amazônica, ocorrendo o oposto no extremo sul

21/12/2016 - Publicado há 7 anos

Acompanhe a entrevista da repórter Simone Lemos com o professor Augusto José Pereira Filho (IAG-USP):

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O verão já está no ar, tendo se iniciado às 7h44 desta quarta-feira (21). E a expectativa é de uma estação com temperaturas um pouco acima do normal e também chuvosa, como prevê o professor Augusto José Pereira Filho, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. De acordo com ele, os efeitos do fenômeno oceano-atmosférico, conhecido como La Niña, que ocorre nas águas do Oceano Pacífico, ainda são sentidos por aqui, mas deverão chegar ao fim no início do próximo ano. Isso dará lugar a uma condição mais neutra.

A previsão para  os meses de janeiro e fevereiro é de forte calor, com pancadas de chuva típicas da estação. Em outras palavras, estão formadas as condições para aquele cenário que todo ano inferniza a vida do paulistano, ou seja, enchentes e inundações, com tudo o que isso possa representar no tocante àquele conhecido acúmulo de transtornos: semáforos  quebrados, trânsito congestionado, ruas e avenidas alagadas, queda de árvores, deslizamentos de encostas, raios em profusão, aos quais tantas vezes já fomos apresentados.

Para evitar surpresas que podem ser bem desagradáveis – como”cair” em locais que costumam inundar, por exemplo – o professor do IAG recomenda que o paulistano se mantenha informado, o que pode ser feito acessando os vários serviços meteorológicos existentes. O próprio instituto mantém seu site sempre atualizado em relação à previsão do tempo: www.iag.usp.br