Vem aí a festa de premiação do Programa Nascente

O Programa Nascente foi criado em 1990 e, de lá para cá, revelou nomes em várias áreas das artes

05/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 06/09/2016 as 16:33

Ouça a entrevista do pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, professor Marcelo de Andrade Romero, à repórter Simone Lemos:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Divulgação/PRCEU-USP

A festa de premiação da 24ª edição do Programa Nascente, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, acontece no dia 15 de setembro, às 20h, no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. Esse concurso, que engloba sete áreas das artes, fomenta a produção artística dos alunos da Universidade de São Paulo e já revelou nomes como os do escritor José Roberto Torero e do ator Luis Miranda.

Criado em 1991 e voltado para os alunos de graduação e pós-graduação da USP, o Programa Nascente já recebeu cerca de 9 mil alunos inscritos em pouco mais de 25 anos de existência. No entanto, sempre é possível melhorar um projeto cujo objetivo é o de divulgar, para além dos muros da Universidade de São Paulo, a cultura produzida em seu interior. O pró-reitor Marcelo de Andrade Romero ambiciona aumentar a participação dos alunos de graduação e de pós-graduação nas ações da Pró-Reitoria.

Ele entende que, embora seja hoje bastante conhecido, o programa Nascente ainda não o é pela totalidade dos alunos da Universidade. Este ano, houve 110 inscrições a mais do que em 2015, a que o pró-reitor atribui a um melhor trabalho de divulgação, que ele pretende incrementar. Seu objetivo é o de atingir, em 2017, o número de mil inscrições, o que ele considera não ser muito ambicioso em um universo de 90 mil alunos.

Esta 24ª edição do programa recebeu  640 inscrições – de cara, foram selecionados seis trabalhos de música popular e seis de música erudita, além de 34 textos. A festa final, no próximo dia 15, vai ofertar aos vencedores um prêmio no valor de R$ 4 mil. Quem quiser checar a programação pode fazê-lo pelo site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP: prceu.usp.br/nascente