Vacina da febre amarela é prioridade para zona norte de São Paulo

Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas reforça esquema de vacinação na cidade

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo investiga 14 casos suspeitos de febre amarela. Desde a descoberta de macacos mortos pela doença na região norte da cidade, autoridades de saúde começaram a vacinar pessoas que vivem próximas à região dos parques Horto Florestal e Cantareira e região do Tremembé.

Karina Miyaji, médica infectologista do Ambulatório dos Viajantes e do Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma que, por enquanto, os habitantes da região norte têm tido prioridade na vacinação.

A médica ressalva que nem todos podem se vacinar. A contraindicação é para pessoas com imunodepressão, câncer, gestantes, pessoas com alergia aguda a ovo, entre outras. Ela recomenda buscar orientação em centros de referência antes de tomar a dose.

A especialista fala ainda do serviço de orientação para viajantes. Indicado, sobretudo, para quem vai visitar regiões da África e do Sudeste Asiático, Karina conta que é preciso agendar uma consulta, para que a pessoa receba instruções de segurança quanto a doenças transmitidas por picadas de mosquito, transmissão de raiva, animais peçonhentos, e se averigue se há a necessidade de tomar alguma vacina. Caso o indivíduo apresente algum sintoma suspeito após o retorno de uma viagem, a médica destaca que ele é prontamente atendido.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados