USP disponibiliza tabela informativa sobre dois mil alimentos

Pesquisadora que participou do projeto conta que próximo passo é criar um aplicativo com esses dados

 06/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/05/2018 as 19:16
Logo da Rádio USP
Clique na imagem para ir para a tabela – Foto: Reprodução

Os rótulos contidos nos alimentos são, muitas vezes, complicados de interpretar. Pensando nisso, o Centro de Pesquisa em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP disponibiliza gratuitamente e on-line a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, que tem informações sobre cerca de dois mil alimentos, como frutas, carnes e industrializados. Eliana Bistriche Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (Forc) da USP, explica que a tabela foi elaborada para consulta de profissionais de saúde. No entanto, devido à sua abrangência, os consumidores começaram a utilizá-la também.

A professora ainda esclarece a necessidade da tabela ser brasileira. De acordo com ela, os alimentos podem ter diferentes valores calóricos, dependendo do país de origem: ”Sabemos que a composição de alimentos é muito variada. Dentro de um próprio país existe uma variação em termos de composição, dependendo do lugar onde o alimento é produzido”. O próximo passo do projeto, que começou em meados da década de 90, é a criação de aplicativos que ajudem a utilizar essas informações.

FoRC – Centro de Pesquisa em Alimentos é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fapesp.

Confira no player acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.