USP apresenta avanços no tratamento de Parkinson

Professora da USP fala à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal sobre avanços em pesquisas na área

Por - Editorias: Atualidades
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Neurocientista atende convite do Senado Federal e apresenta resultados de pesquisa com droga amplamente conhecida, a doxiciclina – Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Elaine Del Bel (foto), professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, participou, dia 12 de março, de audiência pública no Senado Federal, para debater A instituição do mês de abril como o mês da conscientização sobre a doença de Parkinson.

Especialista em Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia do Sistema Nervoso Central, a neurocientista da USP lidera um grupo de pesquisa que tem obtido sucesso em modelos experimentais de tratamento para a doença de Parkinson. Elaine atendeu ao convite da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, que reuniu autoridades públicas, especialistas médicos, ONGs e representantes do Ministério da Saúde. O objetivo da audiência foi  agilizar ações que minimizem o sofrimento causado pela doença, ainda sem cura.

E em abril, no dia 11, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, data de nascimento do cirurgião inglês James Parkinson, que, em 1817, foi o primeiro a relatar um caso da doença, que agride músculos e nervos de maneira progressiva. O mal piora ao longo da vida, intensificando sintomas como tremores incontroláveis, rigidez de membros, diminuição de equilíbrio, coordenação e movimentos. Doença também marca pela dor, confusão, ansiedade, depressão e demência.

A professora Elaine foi uma das primeiras a falar na audiência. Relatou os últimos achados dos estudos de sua equipe, especialmente com a doxiciclina, um antibiótico barato e amplamente conhecido. A apresentação pode ser acessada no site do Senado Federal.

Mais informações: eadelbel@usp.br

Por: Rita Stella

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados