Unicef diz que 7 mil recém-nascidos morrem todos os dias

Relatório da Unicef faz alerta para a mortalidade infantil no mundo

 10/01/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

No início deste ano, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou um alerta para a mortalidade infantil no mundo. Em 2016, 15 mil crianças morreram todos os dias antes de completar cinco anos de idade. Destas, 7 mil morreram nos primeiros 28 dias de vida.

Foto: Ernest F via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O relatório revela ainda que a proporção de morte nos primeiros 28 dias de vida aumentou de 41%, em 2000, para 46% em 2016. Entretanto, o número de crianças que morrem antes dos cinco anos nunca foi tão baixo. Em 2000, eram 9,9 milhões de mortes, mas, em 2016, o número caiu para 5,6 milhões.

Para o professor Marco Antônio Barbieri, do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a idade gestacional e a restrição de crescimento estão entre as principais causas de mortalidade infantil no Brasil.

Por Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.