Um século que mudou a “cara” do País

O século 19 foi efervescente e trouxe mudanças estruturais para o Brasil

 25/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

A passagem de monarquia para república, a abolição da escravatura e a introdução de mão de obra imigrante estão entre as grandes mudanças estruturais ocorridas no Brasil, na segunda metade do século 19, as quais tiveram grande repercussão nas áreas econômica, social, política e cultural. Segundo o colunista Ricardo Alexino Ferreira, é um século que precisa ser revisitado para que se possa desfazer os nós da contemporaneidade nacional.

Para um melhor entendimento de todo esse processo, o colunista recomenda a leitura do livro Retrato em Branco e Negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX, da antropóloga Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo. A partir da observação dos jornais paulistanos da época, a autora produziu uma obra que permite entender todas as transformações ocorridas naquele período.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.