Tratamento de trauma pede equipe multiprofissional especializada

Acidentes de trânsito e mortes por armas representam grande parcela dos atendimentos de emergência

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Roseny dos Reis Rodrigues, médica anestesiologista, participa do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e fala do trabalho desenvolvido no Hospital das Clínicas da USP (HC) para aprimorar o atendimento de casos de trauma. A médica destaca que se trata de um problema de saúde pública presente tanto em pequenos quanto em grandes centros urbanos e que acomete sobretudo a parcela economicamente ativa da população.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Roseny enaltece o preparo e o treinamento dos profissionais do HC, ressaltando o alinhamento entre as múltiplas especialidades médicas envolvidas. Esta qualidade, explica a anestesiologista, é fundamental, pois o trauma possui três picos de morte: na cena, algumas horas depois, ou até dias ou semanas depois, por conta de alterações vasculares ou hemodinâmicas, cujos métodos de imagem não são suficientes para diagnosticar. Portanto, a experiência e o comprometimento dos médicos do HC faz toda a diferença, declara a Doutora. Entre os dias 28 e 29 de julho ocorre o III Simpósio Internacional de Trauma, organizado pela FMUSP, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo. O evento se destina exclusivamente à médicos. Para mais informações acesse http://www.anestesiologiausp.com.br/iii-simposio-internacional-de-trauma-jul2017/

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados