Tornar o cliente “rei” é saudável?

Personalização de serviços tende a minar boa parte das relações sociais

 24/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 03/04/2017 as 14:49
Por

cab_luli

.

Técnicas de marketing, integração de bancos de dados e sistema de big data ajudam a fazer com que o marketing fique cada vez mais sofisticado e personalizado. A sensação é como se o indivíduo estivesse lidando com o vendedor que conhece muito bem seus hábitos.

Dessa forma, temos um consumidor mais frágil e menos resistente a qualquer oferta, reflete Luli Radfahrer. Esses serviços personalizados tendem a favorecer o pequeno comerciante devido ao “calor humano” e à proximidade com o cliente.

O maior problema da personalização, de acordo com o colunista, é que, além de isolar as pessoas, acaba restringindo os horizontes para novas descobertas e experiências.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.