Técnica torna transplantes de órgãos entre espécies diferentes mais seguros

Para Flávio Henrique Ferreira Galvão, professor da FMUSP, a descoberta pode abrir portas para o futuro dos transplantes

 28/09/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Um estudo divulgado na revista Science em agosto deu uma nova luz sobre o futuro dos xenotransplantes, técnica que transplanta órgãos entre diferentes espécies de animais.

Pesquisadores americanos e chineses usaram a ferramenta de edição de genes Crispr-Cas9 para desativar um vírus incorporado no genoma do porco conhecido como Pervs. Uma vez livres do vírus, os órgãos de porcos poderiam ser transplantados para seres humanos com um menor risco de infecção.

Para o médico Flávio Henrique Ferreira Galvão, professor do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), a nova descoberta pode abrir portas para o futuro dos transplantes de órgãos. Ouça no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.