Tatuagens podem trazer complicações à pele

Professor da Faculdade de Medicina da USP alerta que tatuagens podem causar infecções na pele, além de serem de difícil remoção

 30/08/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A tatuagem feita pelo deputado Wladimir Costa em homenagem ao presidente Michel Temer teve grande repercussão nos últimos dias. No caso do parlamentar, tratava-se de uma tatuagem de rena. Sobre as principais orientações médicas relacionadas aos desenhos na pele, fala o professor Luis Torezan do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da USP.

Torezan destacou que, ao fazer uma tatuagem, a pessoa deve ter consciência de que está injetando substâncias químicas – os pigmentos organometálicos – na pele. Além disso, alertou que infecções bacterianas e inoculações de vírus podem ocorrer em decorrência do desenho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.