Surgem perspectivas para o tratamento da ELA

Professor Octávio Pontes Neto fala sobre estudo de pesquisadores americanos com adenovírus

 24/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre estudo realizado por pesquisadores americanos para conter o avanço da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O professor conta que os pesquisadores criaram um adenovírus que funciona como vetor e infecta os neurônios motores.

A doença, explica, é degenerativa progressiva, que afeta os neurônios motores do cérebro e da medula espinhal e causa fraqueza progressiva, como dificuldade para segurar objetos, andar e até deglutir.  

Pontes Neto ainda revela que os medicamentos disponíveis hoje em dia são antioxidantes, de alto custo, que podem retardar a evolução e aumentar  a sobrevida em alguns meses. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.